Enem: transporte público gratuito em SP aos domingos

Durante o horário compreendido entre 9h e 21h, os passageiros que utilizam o transporte público coletivo, como metrô, trens e ônibus, estão dispensados do pagamento da tarifa. Essa medida visa proporcionar mais comodidade e incentivar o uso do transporte coletivo em horários alternativos, contribuindo para a diminuição da lotação nos horários de pico

Foto: Divulgação Reprodução: https://www.terra.com.br/

São Paulo não terá cobrança de tarifa nas passagens de transporte público neste domingo, 3, das 9h até 21h, em virtude do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Os usuários de metrô, trens e ônibus estão isentos neste período, e a gratuidade se repetirá no próximo domingo, 10, durante a realização do segundo dia de provas.

Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, para usufruir da isenção na tarifa não será necessário apresentar comprovante de escolaridade ou qualquer outra documentação; basta embarcar nos meios de transporte.

Os portões dos locais de prova do ENEM serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h.

Devido à intensa chuva que atingiu São Paulo no sábado, 3, cerca de 10 mil imóveis, entre comerciais e residenciais, estão sem fornecimento de energia elétrica. Ainda não há informações sobre a realização das provas nos locais afetados pelo apagão.

O término da prova do primeiro domingo está previsto para as 19h, enquanto no segundo domingo, 10, será às 18h30.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô garantiram, em comunicado à Folha de São Paulo, que, se necessário, vagões reservas serão disponibilizados para reforçar a oferta no sistema de transportes público.

Além disso, haverá um reforço no quadro de funcionários de atendimento nas estações para auxiliar e orientar os estudantes que utilizarão o transporte público durante os dias de prova.

Por sua vez, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou que a programação das linhas intermunicipais seguirá o cronograma habitual, com reforços sendo disponibilizados apenas em caso de necessidade.

Estima-se que aproximadamente 4,3 milhões de candidatos participem do primeiro dia do ENEM, realizando as provas de redação, linguagens e ciências humanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *