Xi Jinping e Alckmin reforçam parceria China-Brasil em encontro em Pequim

Vice-presidente elogia avanços da China em retirar população da pobreza

Reprodução: https://www.conexaopolitica.com.br/

O ditador chinês, Xi Jinping, e o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, reuniram-se em Pequim nesta sexta-feira (7) para fortalecer os laços de parceria entre China e Brasil. Durante os encontros bilaterais ao longo do dia, Xi Jinping enfatizou a amizade e as visões de mundo similares entre os dois países. Lembrou, ainda, do importante consenso firmado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aprofundar as relações entre China e Brasil.

Em 2023, Xi ressaltou o avanço na confiança mútua e cooperação prática, bem como a coordenação em eventos internacionais. Destacou o papel conjunto na promoção do desenvolvimento mútuo e na defesa dos interesses dos países em desenvolvimento. Xi Jinping e Alckmin concordaram sobre os amplos interesses estratégicos e compatibilidade entre China e Brasil, destacando o papel exemplar de cooperação entre grandes nações em desenvolvimento.

Geraldo Alckmin, por sua vez, elogiou o sucesso chinês em aliviar a pobreza, considerando-o um ‘milagre’ que poderia oferecer aprendizados valiosos ao Brasil. Expressou o compromisso do governo brasileiro com um crescimento inclusivo e sustentável, buscando a alinhamento das estratégias de desenvolvimento com as da China. Alckmin também demonstrou interesse em ampliar os investimentos chineses no Brasil e fortalecer a cooperação em áreas estratégicas como infraestrutura, agricultura, mineração, novas energias e mudanças climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *