Brasileira vence prêmio global por ações humanitárias; confira entrevista

Rosita Milesi, de 79 anos, uma ítalo-brasileira, recebeu o reconhecimento máximo da ONU na área de apoio a refugiados ao ser agraciada com o Prêmio Nansen. Esta premiação é dedicada a homenagear aqueles que se destacam em suas ações de resgate e acolhimento a refugiados em todo o planeta. Este prêmio é considerado como um verdadeiro selo de excelência e comprometimento com a causa humanitária.

Rosita Milesi, vencedora do prêmio Nansen da ONU de proteção a refugiados Imagem: UNHCR/Marina Calderon Reprodução: https://noticias.uol.com.br/

A ítalo-brasileira Rosita Milesi, de 79 anos, ganhou o Prêmio Nansen, considerado o mais prestigioso pela ONU no reconhecimento de esforços no resgate e atendimento a refugiados globalmente. Este prêmio, muitas vezes comparado ao Nobel quando se trata de atividades relacionadas a refugiados, já foi concedido a figuras como Angela Merkel e Eleonor Roosevelt.

Rosita, membro da ordem Scalabrini, uma instituição ligada à Igreja Católica conhecida por seu serviço em prol dos refugiados, é somente a segunda brasileira a receber essa homenagem tão importante. Em 1985, Dom Paulo Evaristo Arns também foi laureado com o Prêmio Nansen.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) destaca que a advogada dedicou quase quatro décadas de sua vida à causa da dignidade dos refugiados e imigrantes. Desde 2017, sua atuação na região de fronteira entre Brasil e Venezuela tem sido amplamente reconhecida pela ONU. Além de Rosita, outras quatro mulheres foram igualmente reconhecidas por seus trabalhos nas respectivas regiões do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *