Ex-presidente uruguaio Mujica é hospitalizado para exames

O ex-presidente uruguaio Mujica recebeu o diagnóstico de câncer de esôfago no começo do mês de maio, passando por um tratamento de radioterapia que se estendeu até meados deste mês .

O ex-presidente uruguaio José Mujica, em 2019. Foto: Eitan Abramovich/AFP Reprodução: https://www.cartacapital.com.br/

O ex-presidente uruguaio José Mujica está em fase de recuperação após receber tratamento para combater um câncer de esôfago e atualmente encontra-se internado para a realização de exames médicos. Sua médica, Raquel Pannone, informou à AFP nesta terça-feira (27) que é previsto que Mujica retorne para casa nas próximas horas.

Raquel Pannone explicou que o ex-mandatário, de 89 anos, que além de ter sido guerrilheiro governou o Uruguai de 2010 a 2015, deu entrada no hospital em Montevidéu no dia anterior para a realização dos exames necessários. Ela afirmou: “Ontem (segunda) à tarde veio ao hospital e ficou até agora. Em breve, com certeza vai poder ir embora, porque já vai estar melhor. Estamos fazendo exames e essa é a ideia e o plano que temos agora”.

Em maio, Mujica recebeu o diagnóstico de câncer de esôfago e passou por sessões de radioterapia até meados de junho. Sua médica pessoal havia informado em 21 de junho que o ex-presidente estava “bem”, se recuperando de um tratamento oncológico considerado “muito agressivo”. Ela ressaltou que os efeitos colaterais poderiam ser intensificados devido à idade avançada de Mujica e à insuficiência renal.

Raquel Pannone, afirmou que estão monitorando constantemente a saúde de José Mujica e, por enquanto, não há nada grave a relatar, mas existem questões a serem observadas. A médica destacou: “Estamos controlando permanentemente e no momento não consigo dizer o que vai acontecer, porque não tem nada grave, mas tem de tudo um pouco”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *