Vazamento de dados das chaves PIX da 99Pay é divulgado pelo Banco Central

As informações em questão se relacionam aos detalhes cadastrais dos indivíduos e não possibilitam que sejam feitas transações financeiras ou que haja acesso às contas bancárias associadas.

Reprodução: https://www.cartacapital.com.br/

O Banco Central divulgou, nesta quarta-feira, 10, a ocorrência de um incidente de segurança envolvendo dados pessoais das chaves PIX da 99Pay Instituição de Pagamentos S.A. Segundo a autoridade monetária, foram identificadas falhas pontuais no sistema de segurança da instituição que permitiram o acesso aos dados cadastrais dos clientes vinculados à 99Pay, empresa ligada ao aplicativo de transporte 99.

É importante ressaltar que, de acordo com o Banco Central, não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações, saldos financeiros em contas transacionais ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, o que não possibilita a movimentação de recursos, acesso às contas ou a outros dados financeiros dos usuários.

Em comunicado, o BC informou que os usuários afetados por esse incidente serão devidamente notificados. Além disso, todas as medidas necessárias para a investigação detalhada do caso estão sendo tomadas, e serão aplicadas sanções conforme estabelecido na regulação em vigor.

Mesmo que a legislação atual não exija, em razão do baixo impacto potencial para os usuários, o Banco Central optou por tornar público o ocorrido, em coerência com o compromisso com a transparência que guia sua atuação, conforme destacado no comunicado oficial divulgado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *