IBGE divulga: Brasil tem mais de 212 milhões de habitantes

De acordo com as informações reveladas nesta quinta-feira, o número em questão apresentou um crescimento de quase 5% em relação ao último Censo realizado em 2022. Esse aumento demonstra uma tendência significativa de alterações no panorama populacional, sugerindo possíveis mudanças e impactos relevantes em diversos setores da sociedade.

IBGE divulgou novos dados sobre a população brasileira nesta quinta - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil Reprodução: https://www.cartacapital.com.br/

A população brasileira foi estimada em 212.583.750 habitantes, conforme dados revelados nesta quinta-feira, 29 de novembro, pelo renomado Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta nova atualização populacional, que já está disponível no Diário Oficial da União, contempla a contagem de habitantes nos estados e municípios até o dia 1º de julho de 2024.

Em comparação com os resultados do último Censo em 2022, observa-se um crescimento de 4,68%, o que demonstra uma evolução significativa. É interessante notar que em outubro de 2023, após revisões dos dados iniciais, o IBGE ajustou a estimativa para 203.080.756 habitantes, corrigindo levemente os 203.062.512 habitantes inicialmente reportados.

Num comunicado acompanhando a divulgação dos números, o IBGE menciona mais de 40 processos judiciais movidos por municípios visando ajustar a distribuição populacional, algo que possivelmente justifica o substancial aumento da população de um ano para o outro.

São Paulo se mantém como o estado mais populoso do Brasil, com 45,9 milhões de habitantes, o que equivale a 21,6% da população total do país. No ano anterior, a população paulista era de 44,4 milhões, mostrando um crescimento notável. Em seguida, Minas Gerais aparece em segundo lugar, com 21,3 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 17,2 milhões de residentes.

Por outro lado, Roraima surge como o estado menos populoso, contando com 716 mil habitantes. No entanto, é válido ressaltar que o estado registrou um notável crescimento populacional de 12,58% em comparação com 2023, sendo o estado com maior aumento percentual no país.

Apesar do aumento registrado até julho de 2024, o IBGE lançou um alerta indicando que a população brasileira provavelmente começará a diminuir a partir de 2042, antecipando em seis anos a projeção anterior feita em 2018. De acordo com as novas projeções divulgadas, a população brasileira deve continuar crescendo até 2041, aproximando-se de cerca de 220 milhões de habitantes. No entanto, a partir de 2042, o país adentrará em um período de declínio populacional, com a estimativa de redução para 199,2 milhões de habitantes em 2070.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *