Onda de calor de 40ºC atinge São Paulo

O início da estação da primavera reserva um clima bastante quente para as regiões norte e oeste do estado de São Paulo. As temperaturas podem atingir valores expressivos, variando entre 38 e 40 °C nos próximos dias. Esse cenário sugere a necessidade de medidas para lidar com o calor intenso que se espera nesses locais, como o aumento da hidratação e o cuidado com a exposição direta ao sol.

Foto: Climatempo Reprodução: https://www.terra.com.br/

A primavera vem sendo marcada por altas temperaturas em todo o estado de São Paulo.

O estabelecimento de uma grande massa de ar seco sobre o Brasil central vai garantir um tempo estável e de altas temperaturas até, pelo menos, a quarta-feira (02/10). Assim, os dias serão muito semelhantes em todo o estado paulista, com predominância de sol, pouquíssimas nuvens no céu e calor intenso durante as tardes.

Destaque para o interior paulista, que chamará atenção nos próximos dias! Nas regiões oeste, norte e nordeste do estado (Presidente Prudente, Rio Preto e Araçatuba), as temperaturas podem atingir os 38 °C já nesta terça-feira, podendo chegar e até mesmo ultrapassar os 42 °C na quarta-feira. Já na parte central de São Paulo, englobando áreas como Bauru, Campinas e São Carlos, os termômetros poderão marcar 38 °C/39 °C na quarta-feira.

Com as temperaturas elevadas e a falta de umidade, o risco de novos incêndios aumenta, especialmente no interior paulista. A situação preocupa devido à previsão de vários dias seguidos com umidade entre 20% e 12%, alta concentração de poluentes, baixa circulação de vento e possibilidade de comprometimento da qualidade do ar. Além disso, rajadas de vento moderadas podem contribuir para a propagação dos focos de incêndio, principalmente nas regiões norte e nordeste do estado.

Na capital paulista e nas regiões de Sorocaba e Vale do Paraíba, as temperaturas também serão elevadas nos próximos dias, com previsão de 33 °C para esta terça -feira e a expectativa de alcançar os 36 °C na quarta-feira. Já no Litoral sul e na Baixada Santista, a presença de mais nebulosidade deve manter as temperaturas mais amenas nos próximos dias. No Litoral norte, apesar do predomínio de sol e calor, as temperaturas serão “mais baixas” em comparação ao Vale do Paraíba, podendo chegar a cerca de 32 °C na quinta-feira.

Para a sexta-feira (04/10) a formação de áreas de instabilidade devido a uma nova frente fria trará aumento da nebulosidade em todo o estado, com condições para fortes rajadas de vento entre 40 e 60 km/h e pancadas de chuva generalizadas, acompanhadas eventualmente por raios e queda de granizo. O intenso calor diminuirá, mas ainda persistirá, com temperaturas acima dos 30 °C em praticamente todo o estado, exceto na faixa litorânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *