TRE multa Lula e Boulos por propaganda eleitoral antecipada em evento do Dia do Trabalhador

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), pré-candidato do PSOL a prefeito de São Paulo Reprodução: https://www.cnnbrasil.com.br

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) aplicou uma multa de R$ 20 mil ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de R$ 15 mil ao pré-candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, por propaganda eleitoral antecipada durante um evento no Dia do Trabalhador, realizado no estacionamento do estádio do Corinthians, em 1º de maio. O juiz eleitoral responsável pelo caso, Paulo Eduardo de Almeida Sorci, destacou em sua decisão que a conduta de Lula configurou claramente um ilícito eleitoral, devido ao pedido explícito de voto feito durante o discurso no evento.

Sobre Guilherme Boulos, o juiz afirmou que, embora também tenha cometido uma conduta ilícita, sua responsabilização foi atenuada em relação à de Lula. Sorci ressaltou a postura discreta que Boulos poderia ter adotado para amenizar a situação, mas reconheceu que ambos assumiram um ‘risco calculado’ ao realizarem o ato. A equipe da pré-campanha de Boulos informou que irá recorrer da decisão do TRE-SP. Em contrapartida, destacaram que o prefeito Ricardo Nunes tem utilizado a máquina pública para promoção pessoal. O advogado do PT, Ângelo Ferraro, também afirmou que recorrerá da decisão de mérito e do indeferimento dos pedidos de produção de provas feitos pela defesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *