Tempo úmido em São Paulo no domingo; chuva reduz

O potencial para chuvas reduz ao longo do dia, enquanto a região metropolitana de São Paulo mantém uma temperatura agradável. Veja o volume de precipitação registrado no último sábado.

São Paulo (SP), por André C. Foto: Climatempo Reprodução: https://www.terra.com.br/

O clima úmido e as temperaturas altas, características típicas desta época do ano, devem continuar predominando no Estado de São Paulo neste próximo domingo (27/10). As áreas de instabilidade que se espalharam pelo estado no sábado (26/10), tendem a se afastar e perder força até o final do dia, trazendo uma expectativa de melhora no tempo.

Na região da capital e Grande São Paulo, a nebulosidade persiste ao longo do dia, com possibilidade de garoa e chuva leve, especialmente durante a madrugada e pela manhã. O sol pode até aparecer de forma discreta na tarde, mas sempre acompanhado de muitas nuvens. As temperaturas devem seguir amenas na capital, com previsão de máxima de 23ºC, em média, e mínima de 16ºC. A tendência é de que a chuva continue sendo frequente em áreas como o Vale do Paraíba, Mantiqueira, litoral e toda a faixa norte do estado, abrangendo locais como Pirassununga, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Existe ainda a possibilidade de chuvas moderadas a fortes na madrugada e manhã, mas a expectativa é de um enfraquecimento das chuvas ao longo do dia, com a dispersão das nuvens mais carregadas.

No centro-oeste e sul de São Paulo, em regiões como Presidente Prudente, Ourinhos, Bauru, Sorocaba, Campinas e Vale do Ribeira, o domingo deve começar com muitas nuvens, podendo ocorrer chuvas leves pela manhã. No entanto, ao longo do dia, a nebulosidade tende a diminuir e alguns períodos de sol poderão surgir durante a tarde, proporcionando uma melhora no tempo.

No sábado, 19, grandes áreas de instabilidade se espalharam pelo estado de São Paulo, mantendo o clima nublado e chuvoso em quase todas as regiões paulistas. Houve registros de volumes de chuva elevados em diversas localidades, seja pelo acúmulo ao longo de várias horas de precipitação ou pela ocorrência de tempestades com chuvas intensas em curto período de tempo. Um exemplo foi em Jales, no noroeste do estado, onde choveu 69,6 mm em apenas uma hora entre 20h e 21h de sábado. O acumulado em 12 horas chegou a 93,6 mm, praticamente atingindo toda a média de chuva normal para o mês de outubro, que é de 106 mm.

A seguir, confira os volumes de chuva acumulados no estado de São Paulo entre 00h e 24h de sábado, medidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e pelo CIIAgro – Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *