Serviço de interpretar homens dos sonhos custa quase R$ 400
Recentemente, na China, uma prática conhecida como “cos commissioning” tem se destacado e se tornado cada vez mais popular entre os entusiastas de cosplay.
Uma jovem de 18 anos encontrou uma maneira inusitada de ganhar dinheiro em Xangai. Xu Yunting se transforma em um personagem masculino chamado Jesse, que é um dos homens dos sonhos das suas fãs mulheres. Para isso, ela utiliza maquiagem, lentes de contato que ampliam os olhos e uma peruca laranja brilhante. Esse personagem faz parte do jogo Light and Night, desenvolvido pela multinacional chinesa Tencent, onde os jogadores podem criar avatares e se envolver em relacionamentos românticos virtuais com diversos personagens.
Essa nova tendência, chamada de “cos commissioning” – uma combinação das palavras “cosplay” e “encomenda” – está conquistando popularidade na China, conforme relatado pela AFP. As postagens sobre o assunto nas redes sociais estão acumulando milhões de visualizações. Uma das fãs desse universo virtual é a jovem Feng Xinyu, de 19 anos, que trabalha na área de tecnologia da informação. Ela revelou que prefere o mundo dos jogos digitais à vida real, justificando que “não tenho namorado porque homens 3D não me interessam”.
No caso específico de Xu Yunting como Jesse, uma cliente pagou cerca de US$ 70 (R$ 394 na cotação atual) por um encontro, sendo este o terceiro deles. O encontro aconteceu em uma estação de metrô, onde o “casal” passeou de mãos dadas e jantou em um restaurante. Os jogadores de Light and Night, como Feng Xinyu, estabelecem laços emocionais fortes com os personagens virtuais. Por isso, para a jovem mencionada, a imersão no mundo virtual foi levada a um novo patamar ao contratar os serviços de ‘Jesse de carne e osso’, interpretado pela cosplayer profissional Xu Yunting.
Dessa forma, a forma de entretenimento e interação social está cada vez mais se transformando com o avanço da tecnologia. Os limites entre o real e o virtual estão se tornando mais tênues, proporcionando experiências únicas e inovadoras para os participantes desses jogos. O fenômeno “cos commissioning” é um reflexo dessa nova era em que os jogadores buscam se conectar de maneira mais íntima com seus personagens favoritos, levando a experiência de jogo para fora da tela.
É válido ressaltar a criatividade e o potencial econômico que essas novas formas de entretenimento podem proporcionar. Adentrando em um novo mercado, como é o caso da interpretação de personagens virtuais na vida real, abre-se um leque de possibilidades para profissionais como Xu Yunting, que conseguem combinar suas habilidades de atuação e cosplay para oferecer um serviço único e personalizado aos fãs. A diversidade de interesses e nichos presentes nesse universo dos jogos online mostra como a indústria do entretenimento está em constante evolução, adaptando-se às demandas e preferências do seu público.