Queda de avião no Nepal deixa 18 mortos.
Durante o acidente aéreo, o piloto foi o único a sair com vida, apesar de ter sofrido ferimentos nos olhos. Felizmente, seu estado de saúde é estável e não corre riscos. Entre as vítimas, é informado que apenas uma delas é estrangeira, porém sua nacionalidade não foi revelada até o momento.
Um avião de transporte interno sofreu um acidente logo após decolar do aeroporto da capital do Nepal, resultando na trágica morte de 18 pessoas nesta quarta-feira, 24. O piloto foi o único sobrevivente e foi prontamente encaminhado para receber cuidados médicos no Hospital Kathmandu Medical College, onde foi relatado por um médico que ele apresentava ferimentos nos olhos, porém sem risco iminente de vida.!!
De acordo com um comunicado à imprensa divulgado pela Autoridade de Aviação Civil do Nepal, a aeronave da Saurya Airlines havia decolado às 11h11 de Katmandu com destino à cidade turística de Pokhara. O acidente ocorreu logo após a decolagem, quando o avião já havia virado à direita e caiu na parte leste do aeroporto. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o T.U. Teaching Hospital para posterior autópsia.!!
Documentos da companhia aérea revelaram que a bordo do avião estavam dois pilotos e 17 passageiros, com apenas uma mulher entre eles. Tanto a tripulação quanto os 16 passageiros eram de nacionalidade nepalesa, havendo, porém, a identificação de um estrangeiro entre as vítimas, cuja nacionalidade não foi divulgada. Os voos no Aeroporto Internacional de Tribhuvan foram suspensos para permitir às equipes de emergência e investigadores realizarem as devidas diligências após o acidente.!!
O aeroporto de Katmandu enfrentava o período das monções, caracterizado por fortes chuvas, apesar de não ter sido registrada precipitação no momento do desastre. Vale ressaltar que o aeroporto da capital nepalesa é conhecido por sua localização desafiadora, situado em um vale cercado de montanhas em sua maioria, o que o torna um local de pouso complexo para os pilotos. As aeronaves maiores precisam passar por uma abertura nas montanhas para aterrissar com segurança.!!
Em 2019, outro acidente trágico ocorreu no mesmo aeroporto envolvendo um avião de passageiros do Bangladesh, resultando na morte de 51 pessoas, enquanto 20 sobreviveram. Na época, investigações concluíram que a aeronave estava fora de alinhamento com a pista e o piloto, desorientado, tentou um pouso em condições precárias, culminando na queda da aeronave.