Queda de avião ATR-72 da Voepass em Vinhedo resulta em fatalidade total
O avião transportava um total de 62 indivíduos, sendo 58 deles passageiros e os outros 4 faziam parte da tripulação.
A
Prefeitura de Vinhedo, localizada no interior de São Paulo, confirmou ao Terra que a queda de um avião Voepass, modelo ATR-72, resultou na tragédia sem sobreviventes na cidade. A aeronave transportava um total de 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. O acidente ocorreu durante a tarde desta sexta-feira, 9, deixando um rastro de consternação e comoção na região.
A administração municipal emitiu uma nota oficial informando que não houve sobreviventes e que os corpos estão sendo encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Campinas. O comunicado expressou profundo pesar pelo ocorrido e se colocou à disposição para fornecer qualquer auxílio necessário.
Diante da tragédia, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) manifestou sua solidariedade e anunciou sua imediata volta ao estado de São Paulo para visitar o local do acidente. O governador estava em Vitória (ES) participando de reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) quando recebeu a notícia. Acompanhado pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior, ele expressou profundo lamento pela ocorrência e disse que se deslocaria para Vinhedo o mais rápido possível.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se pronunciou sobre a tragédia, tendo sido informado do acidente durante o evento de lançamento da Fragata Tamandaré, um novo navio de guerra da Marinha, em Itajaí, Santa Catarina. Em seu discurso, Lula solicitou um minuto de silêncio em homenagem às vítimas, lamentando profundamente o ocorrido. Ele pediu que todos presentes se levantassem em sinal de respeito e prestassem solidariedade às famílias enlutadas.
Em nota oficial, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ofereceu suporte e solidariedade às famílias das vítimas do acidente aéreo. A Anac expressou profundo pesar pela tragédia envolvendo a aeronave da Voepass e informou que está acompanhando de perto a assistência prestada aos envolvidos pela empresa aérea, além de tomar as medidas necessárias para a investigação da situação da aeronave e dos tripulantes. O órgão regulador informou também que está monitorando as investigações conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).