Previsão indica aumento de chuvas intensas no Brasil em seis meses

O país está sob alerta devido à atuação de um cavado associado a duas frentes frias, o que pode ocasionar fortes chuvas. Esse fenômeno meteorológico tem preocupado as autoridades e a população, que precisam ficar atentas aos possíveis impactos decorrentes dessas condições climáticas adversas. A combinação desses sistemas diferentes pode trazer instabilidade atmosférica e causar transtornos, reforçando a importância de medidas preventivas e de monitoramento constante por parte dos órgãos competentes.

Chuvas voltam a atingir a maior parte do Brasil nos próximos dias Foto: Reprodução/Climatempo/Getty Images Reprodução: https://www.terra.com.br/

Após um período de ondas de calor e tempo extremamente seco, o Brasil se prepara para receber chuvas nos próximos dias, com volumes que podem ser os maiores dos últimos seis meses.

De acordo com meteorologistas, os temporais estão previstos para atingir as regiões Sul e Sudeste do país, com pancadas também em partes do Centro-Oeste. A chegada das chuvas é atribuída à atuação de um fenômeno chamado cavado, que se forma juntamente com duas frentes frias. Esses sistemas meteorológicos provocarão uma mudança significativa no tempo nessas regiões.

Uma frente fria se organizou na quinta-feira (21/11) e outra está prevista para avançar a partir desta sexta-feira, (22/11). Os cavados representam áreas alongadas de baixa pressão atmosférica, formadas a partir de correntes de vento que propiciam o desenvolvimento de nuvens de tempestade. A atuação conjunta desses dois sistemas iniciou-se nesta terça-feira, prometendo manter o tempo instável, especialmente no Sudeste.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já nesta sexta-feira (21/11), espera-se chuvas intensas em boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso, sul de Goiás e sudoeste de Minas Gerais, com acumulados de até 100 milímetros por dia e ventos de até 100 km/h. O Inmet emitiu alerta laranja para tempestades e alerta amarelo para chuvas intensas em grande parte do território nacional.

A frente fria avançará pelo Sudeste ao longo do fim de semana. Para sábado, (22/11), a previsão é de chuvas fortes e isoladas em partes de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal. Já no domingo, (23/11), as chuvas ainda devem persistir, porém com menor intensidade. As temperaturas tendem a ficar mais amenas em alguns estados do Sul e Sudeste. Em São Paulo, a máxima não deverá ultrapassar os 26ºC. Em Curitiba, a expectativa é de máxima de 20ºC, enquanto em Porto Alegre, os termômetros devem marcar até 24ºC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *