Polícia Federal desmantela esquema de tráfico internacional por navios

Operação Narcopesca apreende grandes cargas de drogas com destino à Europa e África

Agentes cumprem mandados no âmbito da Operação Narcopesca Reprodução: https://www.cnnbrasil.com.br

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (2), a Operação Narcopesca contra uma organização criminosa que atua na logística de transporte de grandes carregamentos de drogas em embarcações pesqueiras, de apoio marítimo e veleiros, com destino a Europa e África. A ação, que conta com o apoio da Receita Federal e da Marinha do Brasil, resultou em mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, além do sequestro de imóveis, veículos, embarcações e bloqueios de contas bancárias em três estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro

Durante a investigação, a PF descobriu a participação da organização criminosa no transporte de 4,6 toneladas de cocaína com destino à Europa e 3 toneladas de haxixe que viriam para o Brasil. Um dos destaques da operação foi o flagrante realizado em fevereiro deste ano, quando 21 quilos de cocaína foram encontrados no casco de um navio que partiria do Porto de Rio Grande para Portugal. Esse episódio foi crucial para o desdobramento das investigações que culminaram na Operação Narcopesca.

As diligências tiveram início a partir de informações obtidas após a realização da operação Hinterland, no final de março de 2023, que visava combater o tráfico transnacional de drogas por via marítima da América do Sul para a Europa. Naquela ocasião, mais de 500 ordens judiciais foram cumpridas em diferentes estados brasileiros e até mesmo no Paraguai. Agora, os envolvidos poderão responder na Justiça pelos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa, sujeitos a penas que podem chegar a 33 anos de reclusão, de acordo com suas responsabilidades nas atividades ilícitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *