Petrobras encerra contrato com Unigel, mas mantém foco no mercado de fertilizantes

Sede da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), no Rio de Janeiro, Brasil Reprodução: https://www.cnnbrasil.com.br

A Petrobras decidiu encerrar um contrato assinado com a Unigel, fábrica de fertilizantes, devido à falta de atendimento às condições exigidas para a manutenção do acordo. O contrato de fabricação por encomenda entre as empresas, assinado no final de 2023 e com entrada em vigor prevista para fevereiro deste ano, foi interrompido após o alerta do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre possíveis prejuízos e irregularidades graves.

Fontes com conhecimento do acordo afirmam que a pressão para o cancelamento veio do TCU, que apontou que a Petrobras poderia ter prejuízos de R$ 500 milhões. O comunicado divulgado pela estatal destaca que o foco agora é encontrar uma solução definitiva, rentável e viável para suprir o mercado brasileiro de fertilizantes.

A decisão de retorno ao segmento de fertilizantes foi determinada pelo governo Lula, que assumiu indiretamente a gestão da Petrobras. Com a chegada de Magda Chambriard à presidência da estatal, sucedendo Jean Paul Prates, espera-se a aceleração dos contratos para atender às demandas do governo. Chambriard afirmou em sua primeira entrevista coletiva que o contrato com a Unigel estava em análise e que a Petrobras respeita a instituição do TCU, não ignorando suas recomendações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *