País enfrenta onda de calor com temperaturas recordes

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a diminuição das precipitações em muitas regiões do Brasil durante este período é resultado da permanência de massas de ar seco, o que acarreta na redução da umidade relativa do ar e temperatura nas alturas.

Temperaturas podem ficar 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos Foto: depositphotos.com / rfphoto / Perfil Brasil Reprodução: https://www.terra.com.br/

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou previsões preocupantes para este fim de semana em relação às altas temperaturas em diversas capitais brasileiras. De acordo com o órgão, ao menos 18 capitais podem registrar temperaturas acima dos 30°C, em meio a uma nova onda de calor que se aproxima.

As regiões mais afetadas devem ser as do Centro-Oeste, com destaque para Cuiabá, que pode enfrentar temperaturas superiores a 40°C, e Campo Grande, com previsão de até 38°C no domingo, 8 de setembro. Além disso, áreas como o norte de São Paulo, o centro-oeste de Minas Gerais, o sul de Goiânia, a parte central do Mato Grosso, o leste de Rondônia, o sudeste do Amazonas e o sudoeste do Pará também enfrentarão calor intenso, com temperaturas até 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos.

Em Campo Grande, a previsão é que o recorde anterior de 37,5°C seja superado no sábado, podendo chegar a 39°C. Já em Cuiabá, onde recentemente foi registrada a marca de 42,4°C, espera-se que os termômetros atinjam 43°C, possivelmente estabelecendo um novo recorde para o ano de 2024.

Com a redução das chuvas em grande parte do país, o Inmet alerta para a gravidade da situação. A precipitação deve ficar acima da média apenas em algumas regiões específicas, enquanto em áreas do Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste as chuvas deverão se manter próximas ou abaixo da média. Essa diminuição das chuvas é atribuída à persistência de massas de ar seco, o que resulta na queda da umidade relativa do ar, aumentando assim o risco de queimadas, que já se encontram em níveis elevados em diversas localidades.

A tendência é que as temperaturas permaneçam acima da média em todo o país, com possibilidade de novas ondas de calor. Estados como Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão e Piauí podem registrar médias acima dos 30°C. Enquanto isso, nas regiões mais altas do Sul e Sudeste, as temperaturas devem ficar abaixo de 12°C, ainda que acima da média para o período.

Diante desse cenário, a população deve se manter hidratada, utilizar proteção solar e evitar exposição prolongada ao sol. Além disso, colaborar na prevenção de queimadas é fundamental, considerando que as condições atmosféricas atuais favorecem a propagação de incêndios florestais. Medidas preventivas e cuidados com a saúde são essenciais neste momento de extremo calor e baixa umidade em diversas regiões do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *