Mulheres podem se alistar no exército aos 18 anos
Nesta quarta-feira (28), o governo federal divulgou um decreto que estabelece a possibilidade de mulheres se alistarem no serviço militar no Brasil. Diferentemente do alistamento obrigatório para homens, a adesão das mulheres a partir de 18 anos é voluntária. Essa medida representa um marco na história do país, ampliando a participação feminina em uma área tradicionalmente dominada pelo sexo masculino.
O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (28), a publicação de um decreto que marca a permissão do alistamento militar feminino no Brasil. Diferentemente do que acontece com os homens, a inclusão das mulheres no serviço militar é uma escolha voluntária, não sendo obrigatória.
Mulheres a partir dos 18 anos poderão se alistar de forma voluntária, caso tenham interesse em integrar as fileiras das Forças Armadas. A divulgação oficial da medida ocorreu através do Diário Oficial da União, datado de quarta-feira (28), e conta com as assinaturas do presidente Lula (PT) e do ministro da Defesa, José Múcio.
O processo de alistamento feminino será realizado no período compreendido entre os meses de janeiro e junho. As candidatas passarão pelo mesmo procedimento de seleção estabelecido para os homens, o qual abrange critérios físicos, culturais, psicológicos e morais, além de avaliações clínicas e laboratoriais.