Ministério da Educação planeja programa similar ao ‘Mais Médicos’ para docentes e bolsa Pé-de-Meia para estudantes de licenciatura
Em pronunciamento feito hoje, segunda-feira (18/11), o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o MEC (Ministério da Educação) está preparando um conjunto de vantagens com foco na valorização dos professores. Uma das medidas destacadas pelo ministro é a implementação de um programa inspirado no “Mais Médicos”, visando incentivar a atuação de profissionais da educação em locais mais necessitados.
O Ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou nesta segunda-feira (18/11) que o MEC (Ministério da Educação) planeja implementar um conjunto de medidas para valorizar os professores. Entre as iniciativas, está prevista a criação de um programa semelhante ao “Mais Médicos”, com o intuito de incentivar a presença de docentes em regiões com maiores carências nas escolas, além de um programa de transferência de renda que visa estimular a entrada de estudantes em cursos de licenciatura.
Durante o evento Reconstrução da Educação, promovido pelo Estadão no Museu do Ipiranga, na zona sul da capital, o ministro afirmou: “Atualmente, enfrentamos uma escassez significativa de professores das disciplinas de Física, Matemática, Química e Biologia. Para abordar essa questão, pretendemos disponibilizar uma bolsa adicional para os professores interessados em atuar em regiões com menor quantidade de docentes. Nos primeiros dois anos, o MEC oferecerá suporte a essa iniciativa.” As vagas são limitadas e gratuitas, sendo necessário realizar inscrição através do link disponibilizado. Além disso, a transmissão do evento está sendo realizada pelo YouTube.
De acordo com o ministro, os estudantes que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano e pretendem ingressar em um curso de licenciatura no próximo ano serão beneficiados com uma bolsa e uma poupança concedida pelo governo federal, seguindo a linha do programa Pé-de-Meia. Os valores dos benefícios ainda não foram divulgados.