Mercado de ações atinge recordes com destaque para empresas de tecnologia
O mercado de ações dos Estados Unidos apresentou um cenário positivo nesta terça-feira, com o S&P 500 e o Nasdaq fechando em recordes históricos. Destacou-se o desempenho da Nvidia, que ampliou sua alta para novos picos e se tornou a empresa mais valiosa do mundo, ultrapassando a Microsoft.
Outras ações do setor de chips também registraram altas significativas, impulsionando o índice Philadelphia de semicondutores para um recorde. O índice de tecnologia Nasdaq alcançou o sétimo recorde consecutivo de fechamento, com diversos papéis do segmento de chips compensando as perdas de empresas como Alphabet, Amazon e Meta.
O otimismo do mercado foi impulsionado pelo desempenho das vendas no varejo, que apesar de terem aumentado abaixo das expectativas dos economistas, juntamente com relatórios positivos sobre a produção industrial e manufatureira em maio. Esses dados levaram os investidores a aumentarem suas apostas em possíveis cortes nos juros do Federal Reserve ainda este ano, mesmo diante das projeções mais conservadoras dos formuladores de política monetária dos EUA.
Os setores financeiro e de tecnologia foram os principais destaques positivos entre os 11 setores do S&P 500, registrando altas de 0,64% e 0,61%, respectivamente. Por outro lado, os setores de serviços de comunicação e de bens de consumo discricionário foram os que mais tiveram perdas.
O Dow Jones teve uma alta mais modesta, encerrando o dia com um ganho de 0,15%, enquanto o S&P 500 subiu 0,25% e o Nasdaq teve uma variação positiva de 0,03%, chegando a 17.862,23 pontos.