Lula: Venezuela enfrenta regime problemático, mas não é ditadura

Em declaração dada em entrevista na última sexta-feira, o presidente apontou que o governo da Venezuela é caracterizado por uma postura autoritária.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Reprodução: https://www.cnnbrasil.com.br

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, filiado ao PT, abordou questões relacionadas à Venezuela durante uma entrevista concedida nesta sexta-feira (16) à Rádio Gaúcha, em Porto Alegre. Lula expressou sua opinião de que o país vizinho está sob um “regime desagradável” sob a liderança de Nicolás Maduro, mas ressaltou que, na sua visão, a Venezuela não se enquadra como uma ditadura. Em suas palavras, Lula diferenciou o governo venezuelano como tendo um viés autoritário, porém não configurando uma ditadura tradicional, como há em outros locais do mundo.

Até o momento, Luiz Inácio Lula da Silva não reconheceu o resultado das eleições na Venezuela, onde Nicolás Maduro se autodeclarou reeleito, enquanto a oposição afirma ter vencido com Edmundo González. A postura adotada pelo ex-presidente, reforçada por seu assessor-chefe para assuntos internacionais, o ex-chanceler Celso Amorim, é de que a validação do pleito ocorrerá somente mediante a apresentação das atas de votação. Lula destacou a importância da transparência e da demonstração de provas que confirmem os resultados eleitorais como requisitos para reconhecer a legitimidade do processo.

Em relação à nota emitida pelo PT no final de julho, na qual o partido referiu-se a Nicolás Maduro como “reeleito”, Luiz Inácio Lula da Silva declarou discordar da posição partidária. O ex-presidente ressaltou que suas opiniões não estão alinhadas com o comunicado oficial do PT, enfatizando que não possui influência direta sobre as decisões da direção do partido. Lula destacou a autonomia do partido em relação ao governo e vice-versa, salientando que as opiniões individuais podem divergir das posturas institucionais.

A entrevista à Rádio Gaúcha marcou o início da agenda do ex-presidente no Rio Grande do Sul naquela sexta-feira. Após a interação na rádio, Luiz Inácio Lula da Silva participaria da cerimônia de entrega de uma unidade habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida, seguida por um evento de anúncio da aceleração das obras e antecipação das entregas de unidades habitacionais. No decorrer da tarde, o ex-presidente estava previsto para inaugurar o Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição, além de realizar a entrega do Complexo Viário da Scharlau, na BR-116, antes de seu retorno à Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *