Lula reclama de dor de cabeça antes de cirurgia
O presidente foi encaminhado para uma unidade do renomado hospital Sírio-Libanês, localizado na cidade de São Paulo, onde passou por uma cirurgia durante a madrugada. Esta transferência para uma instituição hospitalar de referência demonstra a preocupação em proporcionar ao chefe de Estado um atendimento de alta qualidade e especializado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por um episódio de saúde delicado nesta segunda-feira, dia 9, ao se sentir mal e apresentar dores de cabeça durante a tarde, conforme relataram fontes do governo ao Estadão/Broadcast. Em razão disso, o chefe do Executivo foi encaminhado para a realização de exames no final do dia.
Enquanto isso, às 17h, Lula estava reunido com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para discutir questões políticas. No entanto, o encontro foi breve, durando aproximadamente uma hora. Logo em seguida, por volta das 18h, o presidente deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, para realizar uma ressonância magnética, que identificou uma hemorragia intracraniana decorrente de um acidente anterior ocorrido em outubro.
Mesmo com a ida de Lula ao hospital na capital federal, a bandeira da República, símbolo da presença do presidente em edifícios públicos, permaneceu hasteada no Palácio do Planalto, onde ele havia realizado reuniões ao longo do dia. Somente por volta das 20h30 a bandeira foi arriada. Após o diagnóstico em Brasília, o presidente foi transferido para São Paulo, chegando à cidade no final da noite, acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja.
Conforme comunicado emitido pelo Hospital Sírio-Libanês, Lula foi submetido a uma craniotomia para drenagem do hematoma e encontra-se internado na UTI, mas em condição estável. Os médicos responsáveis pelo tratamento são Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio. Uma coletiva de imprensa está marcada para a manhã desta terça-feira para fornecer atualizações sobre o estado de saúde do presidente, bem como um novo boletim médico será divulgado.
Na ocasião do acidente que resultou nas dores, Lula sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada no final da tarde, logo após retornar de São Paulo. Após receber atendimento no Hospital Sírio-Libanês de Brasília, onde levou três pontos na cabeça, o presidente foi liberado para retornar à residência oficial. A equipe médica em São Paulo assumiu o caso devido ao agravamento dos sintomas, mas agora segue monitorando sua evolução.