Indicação de Galípolo para o BC é avaliada por CEOs bancários
Segundo informações de fontes do alto escalão corporativo, o economista possui a expertise necessária para liderar a autoridade monetária de forma independente, além de promover o fortalecimento do sistema financeiro nacional.
A indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central (BC) foi amplamente bem recebida pelos CEOs dos principais bancos privados do Brasil: Itaú Unibanco, Bradesco e Santander. Segundo eles, o atual diretor de Política Monetária reúne todas as qualidades necessárias para garantir a independência do BC, fortalecer o sistema financeiro e cumprir as metas de inflação estabelecidas.
O presidente do Itaú, Milton Maluhy, expressou confiança em Gabriel Galípolo, indicado nesta quarta-feira, 28, por Luiz Inácio Lula da Silva para liderar o Banco Central, destacando que ele dará continuidade ao alto padrão técnico que marcou a gestão da instituição ao longo dos anos. Maluhy desejou sucesso a Galípolo e reforçou o compromisso do banco em colaborar para o fortalecimento do sistema financeiro brasileiro, caracterizado por rigorosas regulamentações e uma agenda de inovação robusta.
O presidente executivo do Bradesco, Marcelo Noronha, afirmou que a indicação de Galípolo para o cargo máximo do Banco Central confirma as melhores expectativas do mercado, destacando a transição realizada de forma segura e tranquila. Noronha ressaltou a competência técnica demonstrada por Galípolo como diretor de Política Monetária e sua capacidade de diálogo com diversos setores econômicos, elementos fundamentais para fortalecer a autonomia do Banco Central.
Para o presidente do Santander Brasil, Mario Leão, Gabriel Galípolo possui todas as qualidades necessárias para dar seguimento ao trabalho independente e inovador realizado pela autoridade monetária brasileira, que se tornou uma referência internacional. Leão destacou que, como líder do Banco Central, Galípolo enfrentará o desafio de equilibrar a estabilidade monetária com o desenvolvimento econômico do país, ressaltando o apoio da instituição para que ele cumpra essa missão com sucesso.
É importante mencionar que o Santander está atualmente realizando sua 25ª Conferência Anual, que contou com a presença do atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, em uma concorrida apresentação pela manhã. Campos Neto enfatizou durante o evento a importância de agir com critérios técnicos para garantir a credibilidade da autoridade monetária, reafirmando o compromisso de cumprir metas de inflação e mantendo-se preparado para intervir no mercado cambial, se necessário.