Ibovespa cai mais de 2% com turbulências internacionais; Vale e Petrobras em baixa
O mercado financeiro brasileiro vivenciou fortes turbulências nesta segunda-feira (5), refletindo a queda generalizada dos mercados globais. O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores do país, registrou uma queda de 2,18% por volta das 10h30, atingindo os 123.107,82 pontos.
O mercado financeiro brasileiro abriu a semana com fortes quedas, em linha com o cenário global de pessimismo.
Por volta das 10h30 desta segunda-feira (5), o Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores brasileira, registrava uma queda de 2,18%, atingindo os 123.107,82 pontos.
Neste mesmo horário, apenas três ativos do Ibovespa operavam em alta: as ações preferenciais e ordinárias do Bradesco (BBDC4; BBDC3) e RaiaDrogasil (RADL3). Entre os destaques negativos, as ações da Vale (VALE3) recuavam 2,27%, sendo negociadas a R$ 56,32. Esse movimento contrastava com a alta de 1,9% do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China.
As varejistas eram um dos setores mais impactados, com forte desvalorização em suas ações. Por exemplo, os papéis da C&A (CEAB3) caíram 5,36%, enquanto o Magazine Luiza (MGLU3) perdeu 5,88% por volta das 10h40. Além disso, as ações preferenciais da Petrobras (PETR4) também operavam em queda, recuando 2,94% nesse mesmo horário.
A desvalorização das ações da Petrobras estava relacionada ao cenário internacional, com a queda do preço do petróleo, influenciado pelas tensões no Oriente Médio.
O mercado financeiro nacional refletiu o mau humor dos investidores globais, em meio aos receios de uma possível recessão nos Estados Unidos e às turbulências nos mercados asiáticos e europeus.
No cenário internacional, as bolsas asiáticas também registraram quedas expressivas, com destaque para o índice japonês Nikkei, que desabou 12,4% em Tóquio, no maior tombo diário desde 1987. Outras bolsas da região, como o Kospi sul-coreano e o Taiex taiwanês, também tiveram fortes perdas.
Já na Europa, as bolsas operavam em baixa de cerca de 2% na manhã desta segunda-feira, refletindo as preocupações com a economia dos EUA. O índice pan-europeu Stoxx 600 registrava uma queda de 2,57% por volta das 6h55 (horário de Brasília).
Em resumo, o mercado financeiro global enfrentava um dia de fortes quedas, influenciado por uma série de fatores econômicos e geopolíticos, que impactavam as bolsas de valores ao redor do mundo. As incertezas se refletiam nos mercados de ações, câmbio e commodities, sinalizando um cenário de volatilidade e cautela por parte dos investidores.