Governo federal inclui Vale na ‘lista suja’ do trabalho escravo

Nesta quinta-feira (6), a Vale foi adicionada ao cadastro de empregadores responsabilizados por práticas de trabalho análogas à escravidão, conhecido como ‘lista suja’. A situação envolve uma operação que identificou 309 indivíduos em tal condição na Mina do Pico.

Imagem: Italo Bertão Filho Reprodução: https://noticias.uol.com.br/

A inclusão da Vale, nessa quinta-feira (6), no registro de empregadores responsabilizados por utilização de mão de obra similar à escravidão, o chamado ‘lista suja’, ocorreu após uma ação que descobriu 309 pessoas nesta condição na Mina do Pico, em Itabirito (MG). Embora o flagrante tenha ocorrido em fevereiro de 2015, a empresa contestou judicialmente as penalidades, buscando sua anulação.

Após o desfecho desfavorável na justiça, conduzindo ao veredito de responsabilidade, o Ministério do Trabalho e Emprego inseriu a mineradora no cadastro. De acordo com os fiscalizadores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, os envolvidos eram motoristas contratados por uma empresa terceirizada, a Ouro Verde, mas a responsabilidade foi atribuída à Vale pela atuação na estrada que conecta as minas no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *