Google perde recurso e deve pagar multa bilionária na UE

A gigante da tecnologia Alphabet, que controla o Google, sofreu uma derrota significativa nesta terça-feira ao perder um recurso contra uma multa no valor de 2,42 bilhões de euros (equivalente a cerca de R$ 14 bilhões) imposta pela União Europeia há sete anos por práticas anticompetitivas.

Empresa foi acusada por autoridades da UE de usar seu próprio serviço de comparação de preços para obter uma vantagem injusta sobre rivais europeus menores Imagem: Kirill Kudryavtsev/AFP Reprodução: https://noticias.uol.com.br/

A Alphabet, empresa controladora do Google, sofreu uma derrota nesta terça-feira (10/09) ao ter seu recurso contra uma multa de 2,42 bilhões de euros (aproximadamente R$ 14 bilhões) aplicada pelos órgãos reguladores antitruste da União Europeia há sete anos rejeitado. Essa multa foi uma das três pesadas penalidades aplicadas à empresa por práticas anticoncorrenciais.

Em 2017, a Comissão Europeia puniu o famoso mecanismo de busca da internet por utilizar seu serviço interno de comparação de preços como forma de obter uma vantagem desleal sobre concorrentes europeus menores. Essa ação foi considerada uma violação das leis antitruste em vigor na região.

Apesar de um tribunal de instância inferior já ter respaldado a decisão dos órgãos de concorrência da UE em 2021, o Google optou por recorrer ao Tribunal de Justiça da União Europeia, sediado em Luxemburgo, na tentativa de reverter a penalidade aplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *