Google inicia testes de ferramenta antirroubo de celular no Brasil; descubra mais
Recursos inovadores serão experimentados em dispositivos Android primeiramente no território nacional e estarão acessíveis aos usuários a partir de julho
O Google anunciou nesta terça-feira (11) que irá realizar testes no Brasil de três novas ferramentas para combater o roubo de celulares que utilizam o sistema operacional Android. O país será pioneiro na implementação desses novos recursos, e os usuários poderão começar a experimentá-los a partir do mês de julho.
A primeira novidade consiste no bloqueio por detecção de roubo, um mecanismo acionado pela inteligência artificial (IA) do Google que identificará movimentos bruscos e súbitos para bloquear a tela do smartphone. A meta é dificultar o acesso de ladrões ao conteúdo presente no celular, como arquivos e aplicativos.
A segunda ferramenta é o bloqueio remoto, útil em situações de furto, por exemplo, onde não há movimentos bruscos que denunciem um roubo. Esse recurso permite que o usuário bloqueie ou apague remotamente um celular perdido ou roubado sem a necessidade da senha da conta do Google.
Já a terceira ação é voltada para o bloqueio offline, nos casos em que os aparelhos forem roubados enquanto estiverem desconectados da internet. Essa nova funcionalidade bloqueará automaticamente a tela do dispositivo Android caso permaneça longos períodos offline.
Os recursos em fase beta estarão disponíveis para o público brasileiro a partir de julho. O Google lançou um site dedicado (goo.gle/android-seguro) que inclui um formulário para notificação por e-mail da disponibilidade dos novos recursos de segurança para cada dispositivo.