Frente fria traz chuva e queda brusca de temperatura em diversas regiões do Brasil
Uma frente fria está prevista para chegar nos próximos dias em diversas regiões do Brasil, após um mês de intenso calor que tem predominado no país. De acordo com informações do Climatempo, a mudança no clima terá início a partir desta sexta-feira, dia 24, trazendo consigo chuvas e uma considerável queda nas temperaturas. A chegada da frente fria, que se inicia pelo Sul do país, deverá se estender até o Sudeste, quebrando assim o bloqueio atmosférico que tem mantido altas temperaturas no norte do Paraná, parte do Centro-Oeste e Sudeste.
Em São Paulo, por exemplo, o calor deu uma trégua por alguns dias recentemente, como em 14 de setembro, no entanto, logo em seguida o sol voltou com força e as altas temperaturas retornaram. Isso se deve ao fato de que a frente fria anterior não foi suficientemente forte para romper o bloqueio atmosférico. Com a movimentação do sistema de alta pressão em direção ao oceano, o Brasil poderá retornar às condições climáticas típicas da época, com a ocorrência de mais frentes frias e chuvas.
A nova frente fria se formou entre o Rio Grande do Sul e o Paraguai, e seu avanço é rápido pelo Sul do Brasil. Nesta sexta-feira, o sistema chega ao Sudeste, atingindo São Paulo, e no sábado, dia 25, alcança o Espírito Santo. A massa de ar polar resultante dessa frente fria deverá trazer chuva e queda nas temperaturas para estados do Sul, São Paulo, sul do Rio de Janeiro, Minas Gerais e sul dos estados do Centro-Oeste. A previsão aponta a ocorrência de chuvas no Sul do país, com tempo instável nos estados da região.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta laranja de perigo para acumulados de chuva de até 100 milímetros no norte do Rio Grande do Sul, Paraná e parte de Santa Catarina. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais também alertou para a possibilidade de novas enchentes em áreas do sudeste do Rio Grande do Sul e região metropolitana de Porto Alegre. Cidades às margens da Lagoa dos Patos podem registrar acumulados de até 150 milímetros de chuva, o que aumenta o risco de transbordamento dos rios da região.
A situação é preocupante, especialmente devido ao aumento do volume dos rios, como é o caso do Guaíba, em Porto Alegre, que já apresenta nível elevado. O Cemaden também alerta para o risco de deslizamentos de terra no Rio Grande do Sul.
A chegada da frente fria traz consigo a expectativa de uma brusca queda nas temperaturas em diversas cidades do Sudeste. Em São Paulo, por exemplo, a máxima que alcança 31°C na sexta-feira, deverá despencar no fim de semana, não ultrapassando os 18°C no sábado e os 16°C no domingo. No Rio de Janeiro, a máxima que chega a 35°C na sexta, também deverá cair significativamente, com domingo registrando máxima de 23°C.