Frente fria intensifica clima em São Paulo

O avanço de uma massa de ar gelado de origem polar provocou uma brusca queda nas temperaturas na cidade de São Paulo, com a possibilidade de quebras de recordes cada vez mais iminente.

Foto: Climatempo Reprodução: https://www.terra.com.br/

Junho se despede com temperaturas de inverno na Grande São Paulo.

A passagem de uma forte frente fria neste último sábado (29) provocou mudanças significativas no tempo na cidade de São Paulo, quebrando o ciclo de dias quentes que vinha predominando no estado paulista desde o dia 05 de maio.

O estado de São Paulo estava sob influência da condição de bloqueio atmosférico, o que estava impedindo o deslocamento de frentes frias sobre a Região Sudeste.

A cidade de São Paulo registrou no dia 16 de junho de 2024 a temperatura máxima de 28,8°C, igualando a marca histórica de 8 de junho de 1992, a maior temperatura em um dia de junho desde pelo menos 1961.

A frente fria que chegou com força neste fim de semana veio acompanhada por uma forte massa de ar frio de origem polar e trouxe uma condição de tempo bem fechado e frio na RMSP.

A tarde do domingo, 30 de junho, seguiu com termômetros na casa dos 12°C na cidade de São Paulo!

Na cidade de São Paulo, o calorento junho de 2024 terminou com recorde de menor temperatura máxima, com a marca de 17,1°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista.

O recorde anterior era de 17,5°C em 26 de maio. No entanto, não foi esse “calorzinho” que a população de São Paulo sentiu. A realidade foram temperaturas entre 11°C e 13°C na maior parte do dia. O valor de 17,1°C ocorreu entre o fim da noite do dia 29 e o começo da madrugada de 30 de junho.

As normas técnicas definem que a temperatura máxima de um dia é a maior temperatura entre 21 horas do dia anterior e 21 horas do dia em questão.

Julho já pode começar com recorde de menor temperatura!

O amanhecer desta segunda-feira, 1 de julho, pode ser o mais gelado do ano na cidade de São Paulo, com mínima prevista de 10°C. O recorde anterior registrado na estação convencional do Mirante de Santana foi de 10,4°C no dia 29 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *