Fortaleza terá presença das tropas federais no segundo turno
Quando um município comunica à Justiça Eleitoral sobre a impossibilidade de assegurar a ordem durante as eleições com seus próprios recursos policiais, é acionado o envio de militares federais para garantir a segurança e regularidade do pleito.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (22/10) a autorização para o envio de militares federais a fim de garantir a segurança dos locais de votação no segundo turno das eleições municipais. O pleito está agendado para o próximo domingo, dia (27/10). Entre as cidades contempladas com esta medida está Fortaleza, no Ceará, que vive um segundo turno bastante disputado entre os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT). Além de Fortaleza, também receberão soldados das Forças Armadas as cidades de Manaus (AM) e Caucaia (CE).
A atuação das tropas federais é determinada quando um município declara à Justiça Eleitoral que não dispõe da capacidade necessária para assegurar a normalidade do processo eleitoral com seu efetivo policial local. Nesses casos, o Ministério da Defesa é responsável por coordenar a logística da operação, garantindo a segurança e a tranquilidade durante a votação.
No primeiro turno das eleições municipais, o TSE já havia enviado tropas para 12 estados brasileiros. Para o segundo turno, 22 novas autorizações foram concedidas, visando atender a demanda de 15 capitais e 36 municípios, onde 33,9 milhões de eleitores retornarão às urnas para escolher os prefeitos que disputam o cargo. Vale ressaltar que, diferente das eleições para prefeitos, a eleição para vereador não prevê o segundo turno.