Família bilionária do Reino Unido condenada por exploração de trabalhadores indianos

Ajay Hinduja chegando ao tribunal com sua esposa Namrata Foto: EPA / BBC News Brasil Reprodução: https://www.terra.com.br/

Quatro membros da família mais rica do Reino Unido, os Hindujas, foram condenados à prisão por explorarem funcionários trazidos da Índia para trabalhar em sua mansão em Genebra, na Suíça. Prakash e Kamal Hinduja, além do filho do casal Ajay e a esposa Namrata, foram considerados culpados de exploração e emprego ilegal por um tribunal suíço e condenados a penas que variam entre quatro e quatro anos e meio de prisão. Eles foram absolvidos da acusação mais grave, de tráfico de pessoas.

Três funcionários trazidos da Índia afirmaram que ganhavam abaixo do exigido pela lei suíça e tiveram seus passaportes confiscados pela família Hinduja. Os trabalhadores relataram que raramente podiam sair da mansão localizada no bairro de Cologny, em Genebra. Segundo o promotor Yves Bertossa, os trabalhadores eram pagos em rúpias indianas, recebendo salários muito abaixo do valor exigido pela legislação local. Uma das babás chegou a receber apenas US$ 7,84 por uma jornada de 18 horas, enquanto os gastos com os cachorros da família ultrapassavam os US$ 10 mil em alimentação e cuidados.

Os advogados da família Hinduja não negaram os baixos salários, mas argumentaram que o valor incluía hospedagem e alimentação. Além disso, a defesa contestou as alegações de longas jornadas de trabalho, afirmando que atividades como assistir a filmes com crianças não poderiam ser consideradas trabalho. Para reforçar sua defesa, os advogados destacaram que vários ex-funcionários testemunharam a favor dos Hindujas, alegando que eram tratados com dignidade e satisfeitos com as condições de trabalho.

O império familiar dos Hindujas teve origem em 1914, fundado por Parmanand Deepchand Hinduja no que hoje é parte do Paquistão. Inicialmente focada na venda de produtos, a empresa expandiu-se para o setor bancário e posteriormente internacionalizou-se. Com negócios em petróleo, gás, bancos e carros, o grupo Hinduja possui o luxuoso hotel Raffles em Londres, além de valiosos imóveis no Reino Unido. O veredicto contra a família levou a questionamentos sobre a gestão do império e sobre possíveis impactos futuros nos negócios dos Hindujas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *