Exército espanhol envia soldados para região inundada, população reclama da demora
O governo espanhol anunciou na segunda-feira o envio de 7.500 soldados para a região leste do país, que foi severamente afetada por enchentes devastadoras. A medida vem como resposta ao descontentamento crescente em relação à ação diante da catástrofe que resultou na morte de pelo menos 217 pessoas. Com essa iniciativa, o Exército demonstra seu comprometimento em prestar assistência às comunidades impactadas e auxiliar na reconstrução das áreas afetadas pelas inundações.
Na sequência de enchentes devastadoras que assolaram a região leste da Espanha e resultaram na trágica morte de pelo menos 217 pessoas, o governo espanhol anunciou nesta segunda-feira o envio de 7.500 soldados para a área afetada. Esta medida surge em meio a críticas crescentes em relação à resposta do governo diante da catástrofe.
No último fim de semana, aproximadamente 5.000 soldados foram mobilizados pelo Exército para prestar auxílio às vítimas, distribuindo alimentos e água, realizando a limpeza das ruas e protegendo estabelecimentos comerciais e propriedades contra saques. A ministra da Defesa, Margarita Robles, revelou à rádio estatal RNE que mais 2.500 soldados se juntarão a essa operação de ajuda humanitária.
Além disso, um navio de guerra transportando 104 soldados da infantaria da Marinha espanhola, juntamente com caminhões carregados de alimentos e água, estava a caminho do porto de Valência. Este navio estava se deslocando mesmo sob as adversidades de uma forte tempestade de granizo que atingiu Barcelona, localizada a cerca de 300 km ao norte do ponto de destino da embarcação.