Descubra 7 temperos que podem substituir o sal na culinária brasileira
Especialistas destacam opções simples e comuns na culinária brasileira para realçar sabores, reduzir o consumo de sódio e promover uma alimentação mais saudável.
O sal é um dos temperos mais utilizados na culinária brasileira. Segundo uma pesquisa recente, o consumo médio do ingrediente pelos brasileiros é de 6 gramas (1 colher de chá cheia) por dia. No entanto, esse número ultrapassa a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de consumir, no máximo, 5 gramas de sal por dia, o que pode estar ligado a um maior risco e incidência de hipertensão no país.
De acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, a mortalidade por hipertensão arterial no Brasil atingiu o maior valor dos últimos dez anos, com 18,7 óbitos por 100 mil habitantes em 2021. Diversos estudos apontam os riscos do consumo excessivo de sal, como hipertensão arterial, aumento do risco de doenças cardiovasculares, progressão de doenças renais, risco de osteoporose e retenção de líquidos. A CNN, em colaboração com especialistas, destaca 7 temperos que podem substituir o sal nas preparações culinárias, proporcionando mais sabor e variedade:
O alho: conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, pode ser um bom substituto do sal e oferece benefícios para a saúde cardiovascular.
A cebola: rica em antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, é excelente para fortalecer o sistema imunológico e pode ser combinada com alho em diversas receitas.
A cúrcuma: com suas propriedades nutricionais e medicinais, é um poderoso anti-inflamatório e antioxidante que traz benefícios para a saúde cerebral e cardiovascular.
A salsinha: rica em vitaminas e com propriedades diuréticas, auxilia na redução da retenção de líquidos e pode ser utilizada em diferentes pratos.
O cheiro verde: composto por salsinha e cebolinha, melhora a circulação sanguínea e é fonte de vitaminas essenciais para o organismo.
O orégano: com suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas, pode ser utilizado como substituto do sal em variadas preparações.
O manjericão: com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, fortalece o sistema imunológico e auxilia na regulação do açúcar no sangue.
Além de explorar novos temperos, estratégias para reduzir o consumo de sal incluem atentar-se a dicas importantes sugeridas por especialistas na nutrição.