Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para a chegada de nova frente fria com previsão de chuvas intensas
Frente fria deve trazer grandes quantidades de chuva em regiões já afetadas pelas enchentes
As equipes da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e da Sala de Situação do Estado estão monitorando de perto a aproximação de uma frente fria que traz consigo a possibilidade de retorno das chuvas para a região.
Entre os dias 15 e 17 de junho, a instabilidade provocada por esse fenômeno climático deve impactar todas as regiões gaúchas, com previsão de maiores volumes de chuva nos Vales, Porto Alegre e Região Metropolitana, Litoral Norte e Serra. Nestas áreas, os acumulados de chuva podem atingir entre 150 mm e 200 mm durante esse período.
Essa situação é resultado da formação de um novo bloqueio atmosférico no centro do Brasil, o que ocasiona a permanência de frentes frias e instabilidades no sul do país. A Sala de Situação do Estado segue atenta, acompanhando e atualizando constantemente as condições hidrometeorológicas para este intervalo de tempo.
Além disso, a Defesa Civil do RS está em colaboração com as prefeituras locais para implementar ações preventivas, sobretudo em áreas que foram previamente afetadas por eventos meteorológicos adversos. O foco está na manutenção, desobstrução e limpeza de pequenos rios, córregos e sistemas de escoamento, garantindo assim a correta vazão das chuvas. Outro ponto importante é a orientação aos municípios para a avaliação de áreas de risco suscetíveis a deslizamentos de terra, o que possibilita a adoção oportuna de medidas preventivas para proteção da população e redução de danos.