Corajoso menino de 12 anos perde perna ao proteger irmã de cobra no México
Héctor Gustavo foi alvo de múltiplas picadas do animal durante o incidente.
Um menino chamado Héctor Gustavo, de 12 anos, se viu em uma situação de extrema coragem e desafio ao ter parte de sua perna esquerda amputada após ser mordido várias vezes por uma nauyuca (Bothrops asper), uma das cobras mais venenosas do México. O motivo do incidente foi nobre: ele estava tentando salvar a irmãzinha de um ataque do animal. Sua atitude foi reconhecida por muitos como a de um verdadeiro herói em todo o país.
O episódio ocorreu na fazenda San José de las Flores, em Villa Corzo, Chiapas, enquanto Héctor e outras crianças brincavam na comunidade. Detectando a presença da cobra, que estava camuflada entre as raízes das árvores, ele prontamente interveio para proteger sua irmã, porém, acabou sendo atacado por três vezes. O menino foi prontamente socorrido e levado em estado grave para o Hospital Comunitário de Villaflores, sendo posteriormente transferido de helicóptero para o Hospital IMSS Bienestar de Tuxtla Gutiérrez, capital do estado, devido ao risco de vida em que se encontrava.
No boletim médico, a pediatra responsável, Yesenia Guadalupe Pavón Ochoa, explicou a situação de Héctor e a necessidade da amputação, ressaltando que sua vida foi preservada. Ele permaneceu internado por 34 dias, sendo submetido a 51 doses do antídoto da víbora para neutralizar o veneno, altamente prejudicial aos tecidos e órgãos, dada sua ação hemolítica-necrosante. Devido à gravidade da lesão, foi necessário amputar parte da perna esquerda do menino, até acima do joelho.
Após todo o período de internação, Héctor recebeu alta na última quarta-feira, 28, e agora se prepara para uma fase de reabilitação, visando adaptar-se ao seu novo estilo de vida. A história deste jovem corajoso e altruísta certamente servirá de inspiração para muitos, demonstrando que a bravura e a solidariedade podem superar os momentos mais desafiadores da vida.