Contraste de temperatura marca terça com pouca chuva

Uma massa de ar frio está influenciando as regiões Sul e algumas áreas do Sudeste do Brasil, promovendo temperaturas mais baixas. Enquanto isso, o interior do país continua sendo afetado por um ar extremamente seco, quente e pela presença predominante de fumaça das queimadas, impactando a qualidade do ar e a saúde da população local. Esses fenômenos climáticos destacam a importância da conscientização e da tomada de medidas efetivas para enfrentar os desafios relacionados às mudanças climáticas e à preservação do meio ambiente.

Foto: Climatempo Reprodução: https://www.terra.com.br/

A última terça-feira do inverno de 2024 será marcada por pouca chuva e um grande contraste de temperatura em diferentes regiões do Brasil.

No Sul e em áreas do Sudeste próximas ao mar, o dia será de temperaturas amenas, e baixas devido à influência do ar frio de origem polar, trazido por uma frente fria que avança do Rio de Janeiro para o Espírito Santo. Com a presença desse ar polar, há condições para geada pontual no alto da serra de Santa Catarina.

O ciclone extratropical associado a essa frente fria se afasta em alto-mar, na altura da costa do estado do Rio de Janeiro, restringindo a chuva a áreas próximas ao mar. Algumas regiões de Minas Gerais podem ter chuva fraca nesse dia.

Enquanto isso, o ar seco e quente, juntamente com a fumaça das queimadas, predominam no interior do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e interior do Nordeste. Temperaturas de 40°C serão observadas em estados como Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Pará, Maranhão e Piauí, com a umidade relativa do ar atingindo níveis críticos em vários estados do país.

No Sul, o tempo ficará firme em quase toda a região. Nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e grande parte do Paraná, o dia será de sol entre algumas nuvens. Pontos no leste e litoral paranaense podem ter chuva fraca ao longo do dia, com previsão de possibilidade de geada nos pontos mais elevados da serra catarinense.

No Sudeste, uma frente fria formada na costa do Rio de Janeiro avança para o Espírito Santo, trazendo chuva moderada a forte para o litoral norte capixaba. Essa frente fria pode provocar chuva fraca em áreas do extremo sul de Minas Gerais e Zona da Mata mineira. O litoral norte de São Paulo e a região da Costa Verde, no litoral sul do Rio de Janeiro, terão chuvas moderadas a fortes, com temperaturas mais amenas ou frias.

No Centro-Oeste, o tempo firme predomina em praticamente toda a região, com sol entre poucas nuvens. Em áreas do extremo sul de Mato Grosso do Sul, instabilidades podem ocasionar pancadas de chuva isoladas. As temperaturas se elevam sobre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com destaque para a umidade do ar variando entre níveis de atenção e alerta no Centro-Sul de Goiás e Mato Grosso.

No Nordeste, a maioria das áreas terá um dia quente e seco, com destaque para a umidade do ar abaixo de 12% em regiões da Bahia, Maranhão e Piauí. Rajadas de vento podem se intensificar na costa norte da região, com pancadas de chuva no litoral sul da Bahia e chuva fraca isolada entre Maceió (AL) e Natal (RN) pela manhã.

No Norte, a chuva se intensifica sobre o Amazonas, com previsão de pancadas fortes em algumas regiões. O período será de tempo firme em grande parte da região, com destaque para a umidade do ar em níveis críticos em Tocantins e extremo sudeste do Pará. O calor poderá passar dos 40°C em algumas áreas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *