Compras de pânico elevam demanda por arroz e café nos supermercados brasileiros em maio

Dados da pesquisa apontam aumento no índice de ruptura de produtos nas prateleiras

Estado é o maior produtor de arroz do país, responsável por 70% da produção nacional Reprodução: https://www.cnnbrasil.com.br

Faltaram produtos nas prateleiras de 13,4% dos mercados brasileiros em maio, de acordo com dados do Índice de Ruptura da Neogrid cedidos com exclusividade à CNN.

O índice cresceu pelo segundo mês consecutivo, chamando atenção para a elevada demanda por alimentos essenciais. Entre os produtos afetados, o arroz se destacou, com aproximadamente um em cada dez mercados brasileiros (9,7%) registrando falta do grão no último mês. Esta foi a maior variação de falta de um produto nas prateleiras em comparação a meses anteriores.

As chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, maior produtor de arroz do país, não foram diretamente responsáveis pela escassez do produto. O aumento da demanda foi impulsionado por ‘compras de pânico’, levando os consumidores a estoques maiores do que o habitual. Essa atitude resultou no aumento da ruptura do produto, devido tanto ao crescimento da procura quanto à demora no reabastecimento. Apesar das preocupações, tanto produtores quanto a Associação Brasileira de Supermercados garantiram que os estoques eram suficientes para atender a população.

Além do arroz, o café também teve sua disponibilidade afetada no último mês, sendo o terceiro produto com maior variação de ruptura nos supermercados. A baixa disponibilidade do café está relacionada a fatores climáticos que impactaram negativamente a safra, somada à valorização da commodity no mercado internacional. Anna Fercher, da Neogrid, destaca que o preço do café permanece em alta devido a esses fatores, após um período de certa estabilidade nos meses anteriores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *