Clima: Quente e seco no Brasil nesta quinta-feira; confira previsão

As altas temperaturas atingem a marca de 40°C em determinadas regiões de Mato Grosso, enquanto uma frente fria traz precipitações para o sul do Rio Grande do Sul. Esse contraste meteorológico ressalta a diversidade climática do Brasil, evidenciando a intensidade do calor em algumas áreas e a chegada de instabilidade atmosférica em outras. Essas condições extremas requerem atenção por parte da população e das autoridades locais para garantir a segurança e o bem-estar de todos.

Temperatura sobe e umidade cai mais no Brasil nesta quinta (Foto: Getty Images) Foto: Climatempo Reprodução: https://www.terra.com.br/

O Brasil enfrenta uma sexta-feira com predominância de ar seco e quente, já que o ar frio de origem polar se afasta gradualmente, permitindo a elevação das temperaturas. Por outro lado, no Sul e Sudeste do país, ainda é possível sentir um frio característico durante o amanhecer e à noite. Com a elevação da temperatura, a tendência é que o ar se torne ainda mais seco ao longo do dia. Em Mato Grosso, por exemplo, já são registrados picos de calor de até 40°C em algumas localidades.

Enquanto isso, uma nova frente fria se desloca em direção ao extremo sul gaúcho, provocando chuvas na região. Além disso, existem previsões de formação de áreas de chuva no leste do Nordeste e norte da região Norte. Já para a maior parte da Região Sul do Brasil, a previsão é de um dia ensolarado, com poucas nuvens. Contudo, a presença de fumaça na região pode deixar o céu e o sol com aspecto opaco em algumas áreas.

No Sul do Rio Grande do Sul, a chegada da frente fria provoca precipitações, especialmente na região da Campanha e no litoral sul gaúcho, onde há possibilidade de chuvas de moderada a forte intensidade. Já em outras áreas sulistas, a tendência é de chuviscos. Existe ainda risco de formação de nevoeiro ao amanhecer na região de Curitiba. Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, esta quinta-feira está sendo marcada por um dia de sol forte e poucas nuvens.

Apesar da elevação da temperatura na Região Sudeste, ainda se registram temperaturas baixas durante o amanhecer em São Paulo, em áreas de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Por sua vez, o estado de Mato Grosso desponta como a região mais quente do país. Não há previsão de chuvas para o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, com exceção do norte capixaba, que apresenta muitas nuvens ao longo do dia.

Na parte leste de São Paulo, é possível que a quinta-feira comece com nebulosidade devido à presença de névoa e nevoeiro, mas o sol deve aparecer ainda durante a manhã. Já a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20% em áreas do interior de São Paulo, oeste de Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Na Região Nordeste do Brasil, a passagem de uma frente fria pelo litoral da Bahia ainda mantém alta nebulosidade no leste da região.

Na Bahia, especialmente no Planalto da Conquista, prevê-se um dia com muita nebulosidade e possibilidade de chuviscos, com temperaturas amenas. Além disso, estão previstas pancadas de chuva ao longo do dia em diversas áreas do centro, leste e nordeste da Bahia, Sergipe, Alagoas, leste da Paraíba, Pernambuco e litoral leste do Rio Grande do Norte. Geralmente, as chuvas nessas regiões têm intensidade fraca a moderada, com destaque para Maceió e Recife, que podem registrar chuvas mais intensas.

Por fim, na Região Norte do Brasil, há condições favoráveis para pancadas de chuva com raios, de intensidade moderada a forte, no noroeste do Pará, Amapá, Roraima e centro-norte e leste do Amazonas. Já no litoral do Pará, podem ocorrer pancadas de chuva passageiras. Nas demais áreas da Região Norte, a previsão é de tempo seco e temperaturas elevadas. No entanto, a presença de fumaça proveniente das queimadas impacta a visibilidade em aeroportos, estradas e a qualidade do ar na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *