Cidades de SP suspendem aulas devido a queimadas
As prefeituras de determinadas localidades do Estado, por medidas de segurança à saúde, preferiram suspender as aulas devido as intensas e continuas queimadas na região, priorizando a saúde de alunos e profissionais da educação.
Os incêndios que assolaram o interior de São Paulo provocaram o fechamento de escolas em algumas cidades afetadas pela fumaça e chamas. Na última sexta-feira, 23, o governo paulista decretou situação de emergência em diversos municípios. Até o momento, três indivíduos suspeitos de iniciar incêndios foram detidos.
Segundo informações da Defesa Civil do Estado nesta segunda-feira, 26, não existem mais focos de incêndio ativos na região, porém 48 municípios permanecem em alerta máximo para o risco de novas queimadas. Localidades como Altinópolis, Brodowski, Batatais e Ribeirão Preto tomaram a decisão de suspender as aulas em suas redes escolares municipais como medida preventiva.
Em Brodowski, as aulas serão retomadas somente na terça-feira, 27, com a prefeitura programando uma limpeza nas escolas nesta segunda-feira para garantir a segurança dos alunos.
Na cidade de Batatais, as aulas presenciais nas escolas públicas foram canceladas, e a recomendação se estendeu também para as instituições privadas e estaduais. Em Ribeirão Preto, a prefeitura também optou por interromper as atividades escolares na rede municipal. A Secretaria da Educação justificou que a medida visa resguardar a saúde e integridade dos alunos e profissionais.
A prefeitura de Altinópolis também confirmou a suspensão das aulas devido à necessidade de limpeza nas unidades escolares afetadas pela fumaça, poeira e fuligem. O comunicado ressaltou que diversas áreas rurais sofreram com os efeitos dos incêndios e que ainda existem pontos de foco a serem controlados.
Em relação às escolas da rede estadual, as aulas nesta segunda-feira estão sendo mantidas após avaliação da Secretaria da Educação e da Defesa Civil Estadual. As escolas técnicas como Etecs de Ribeirão Preto, Serrana, São Joaquim da Barra, Classe descentralizada de Morro Agudo, Batatais, Miguelópolis, Franca e Igarapava, e ainda na Fatec de Jaboticabal, seguirão com aulas remotas.
Cidades como Alumínio, Araraquara, Bernardino de Campos, Boa Esperança do Sul, Dourado, Iacanga, Itápolis, Itirapina, Jaú, Lucélia, Monte Alegre do Sul, Monte Azul Paulista, Nova Granada, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Pitangueiras, Poloni, Pompeia, Pontal, Presidente Epitácio, Sabino, Salmourão, Santo Antônio da Alegria, Santo Antônio do Arancanguá, São Bernardo do Campo, São Simão, Sertãozinho, Taquarituba, Torrinha e Ubarana estão em estado de alerta máximo devido ao risco de incêndios.