Chuva inédita no Saara causa inundações surpreendentes
Considerado o maior deserto quente do planeta, o Saara tem uma extensão que abrange 12 países do continente africano.
Dois dias de chuvas intensas geraram uma inundação sem precedentes no deserto do Saara, excedendo as médias anuais de precipitação no Marrocos. Essa condição climática atípica proporcionou um espetáculo raramente visto na vastidão árida do deserto. O Saara, que se estende por 12 países do norte, centro e oeste da África, é considerado o maior deserto quente do mundo. Houssine Youabeb, funcionário da agência meteorológica do Marrocos, destacou que tamanha quantidade de chuva em um curto período de tempo é algo incomum, visto que nos últimos 30 a 50 anos não se registrava um evento tão significativo na região.
As fortes chuvas que atingiram o deserto do Saara podem desencadear alterações nos padrões climáticos da área nos próximos meses. O sudeste do Marrocos costuma ser uma das regiões mais áridas do planeta, com raros registros de chuvas no final do verão. Contudo, em Tagounite, localizada a 450 quilômetros ao sul da capital Rabat, mais de 100 milímetros de chuva foram registrados em apenas 24 horas. Os especialistas denominaram esse fenômeno de chuvas incomuns como tempestade extratropical. Segundo a agência meteorológica do Marrocos, o aumento da umidade no ar impulsiona a evaporação, resultando em mais tempestades na região.
Imagens de satélite da Nasa revelaram um lago, seco há meio século, sendo gradualmente preenchido entre as cidades de Zagora e Tata. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alerta para a mudança frequente nos ciclos de água ao redor do globo, com Celeste Saulo, secretária-geral da OMM, explicando que, devido ao aumento das temperaturas, o ciclo hidrológico está acelerando. Esta aceleração torna o ciclo mais imprevisível e errático, levando a desafios crescentes de excesso ou escassez de água. Com eventos climáticos extremos se tornando mais comuns devido ao aquecimento global, os cientistas projetam que tempestades similares às ocorridas no Saara recentemente podem se repetir no futuro.