Chanceler da Venezuela agradece apoio do PT após eleições
O Partido dos Trabalhadores emitiu um comunicado oficial endossando a reeleição de Nicolás Maduro como presidente da Venezuela, gerando controvérsias e críticas por parte da oposição ao governo venezuelano.
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil Pinto, expressou sua gratidão pelo apoio do Partido dos Trabalhadores após a proclamação de Nicolás Maduro como vencedor das eleições presidenciais realizadas no último domingo, dia 28. Em suas palavras, o ministro venezuelano agradeceu ao PT, partido no poder do Brasil, por suas calorosas felicitações ao processo eleitoral. Segundo ele, o reconhecimento do trabalho do poder eleitoral e dos resultados obtidos fortalecem a soberania do povo venezuelano.
A Executiva Nacional do PT emitiu um comunicado tratando Maduro como presidente “reeleito” e parabenizando o povo venezuelano pela jornada democrática do último domingo. Contudo, a oposição contesta o resultado e alega ter acesso a um número suficiente de atas eleitorais que comprovariam a vitória de Edmundo González. As divergências políticas se intensificam diante desse cenário.
Dados informados pelo procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, revelaram que pelo menos 749 pessoas foram detidas em decorrência dos protestos no país. Além disso, a ONG Fórum Penal reportou que seis pessoas perderam a vida em meio aos conflitos. Os protestos persistem pelo segundo dia consecutivo desde a proclamação de Nicolás Maduro como vencedor das eleições presidenciais de 2024.
A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, alega ter acesso a 73,2% das atas eleitorais, as quais, segundo ela, confirmariam a vitória de González. A situação política na Venezuela permanece tensa e polarizada, com diferentes atores políticos buscando sustentar suas perspectivas em meio a um cenário desafiador e conturbado.