Calor bate recordes em Campo Grande e Rio Branco
A intensa onda de calor persistirá ao longo da semana, prometendo bater novos recordes de temperatura em diversas capitais do país até o final dos próximos dias.
Agosto de 2024 vem se destacando por uma série de variações incomuns no clima brasileiro, combinando secura, frio e calor em um mesmo mês. Desde o início deste período, diversas capitais do país têm registrado recordes de temperatura para o ano de 2024. Nesta ultima terça feira, 3 de setembro, municípios como Campo Grande e Rio Branco viveram uma tarde marcada pelo intenso calor, sendo considerada a mais quente do ano até então. A previsão é de que essa onda de calor se estenda ao longo da semana, aumentando a possibilidade de novos recordes de temperatura em outras capitais.
Em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, foi estabelecido um novo recorde de temperatura máxima para 2024 nesta terça-feira, com os termômetros marcando 37,5°C, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior, registrado em 30 de agosto, era de 36,8°C. Apesar da possibilidade de um novo recorde de calor nesta quarta-feira, a previsão é de que uma frente fria atinja o estado na sexta-feira, promovendo uma queda significativa nas temperaturas, além da ocorrência de chuvas em algumas áreas. A previsão é de chuva tanto na sexta-feira quanto no sábado na região de Campo Grande.
Já em Rio Branco, capital do Acre, a tarde de terça-feira também foi marcada por altas temperaturas, atingindo 37,2°C, sendo este o segundo dia consecutivo em que o recorde de calor para o ano de 2024 foi superado. A Climatempo prevê que as temperaturas na cidade possam chegar a até 39°C até o final da semana, o que poderá resultar em novos recordes de calor. Com a chegada de uma frente fria no próximo fim de semana, espera-se que uma nova massa de ar polar provoque uma queda acentuada nas temperaturas em Rio Branco no domingo, o que pode resultar em uma nova friagem na região.