Avanço na Câmara: Projeto de lei obriga kit de primeiros socorros em viaturas
Tramitação em outras comissões para projeto obrigatório
Aprovado pela Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (6), o projeto de lei (PL) proposto pelo deputado Capitão Alden (PL-BA) exige a instalação de um conjunto de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e equipamentos de primeiros socorros em veículos de diversos órgãos responsáveis pela segurança pública no País.
Inicialmente restrito aos carros da Polícia Militar (PM), o texto sofreu alterações propostas pelo relator Sargento Portugal (Podemos-RJ) e agora inclui as polícias Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Civil (PC) e Penal federal, estadual e distrital, além do Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais. Portugal justificou essa ampliação afirmando a necessidade de pronta proteção aos feridos em diversas situações enfrentadas pelas forças de segurança.
O deputado Alden sustentou a importância dos policiais no atendimento inicial de vítimas em emergências, onde equipes de socorristas podem demorar até 15 minutos para chegar. O projeto seguirá para as comissões de Saúde, de Finanças e Tributação e para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) em tramitação conclusiva.