Aeroporto de Porto Alegre reabre após 170 dias

Na manhã desta segunda-feira, por volta das 8h, a primeira aeronave realizou o pouso em solo, marcando o início das operações do dia no aeroporto.

Avião com pintura especial foi o primeiro a pousar na reabertura do Salgado Filho - Foto: Jürgen Mayrhofer/Governo do RS Reprodução: https://www.cartacapital.com.br/

O Aeroporto Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, retomou as operações comerciais nesta segunda-feira, 21 de outubro, após mais de cinco meses de interrupção devido às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul entre abril e maio deste ano. Foram exatos 171 dias sem que aeronaves de passageiros pousassem no terminal, que é o principal do estado sulista.

O primeiro voo a aterrissar na pista do Salgado Filho saiu de Campinas (SP) e chegou logo depois das 8h da manhã. A aeronave, da companhia aérea Azul, estava adornada com uma pintura especial em homenagem ao Rio Grande do Sul, marcando assim a retomada das operações comerciais.

Neste momento inicial, o aeroporto tem capacidade para receber até 128 voos diariamente, das 8h às 22h, com a retomada sendo gradual. Somente nesta segunda-feira, estão programadas 71 operações, considerando pousos e decolagens. Para 1º de novembro, a expectativa é chegar a 122 voos.

Inicialmente, além de Campinas, estão previstos voos de Porto Alegre para Belo Horizonte, Brasília, Guarulhos (SP), Rio de Janeiro e São Paulo. A partir de novembro, as operações também serão retomadas para Curitiba e para cidades gaúchas como Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana. Os voos internacionais serão reintegrados a partir de dezembro.

Durante o período em que o aeroporto da capital gaúcha ficou fechado, alguns voos foram redirecionados para a Base Aérea de Canoas com o intuito de minimizar o impacto da falta de conexão da cidade com a rede aérea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *