Bancos brasileiros aumentam previsão de crescimento da carteira de crédito para 10% em 2024

Febraban destaca revisão de alta na projeção da carteira direcionada

Carteira de crédito dos bancos brasileiros deve crescer 10% ainda neste ano, segundo pesquisa da Febraban Reprodução: https://www.cnnbrasil.com.br

A Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban apontou que a carteira de crédito dos bancos brasileiros deve crescer 10% em 2024. Esse aumento representa uma melhora em relação à expectativa anterior, que era de 9,3%.

Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, destacou que a revisão para cima na projeção do crescimento do crédito total pode ser explicada por diversos fatores positivos, como a queda da taxa Selic, os índices de inadimplência em queda, o mercado de trabalho aquecido e o aumento da massa salarial. Esses elementos devem continuar impulsionando as linhas de crédito voltadas para o consumo das famílias.

Além disso, a Febraban ressaltou a revisão de alta na projeção da carteira direcionada, com destaque para a linha destinada às empresas, que teve a maior revisão de crescimento, passando de 8,7% para 11,7%. Na carteira direcionada para as famílias, a expectativa de crescimento também é positiva, passando de 10,6% para 10,9%. Já a projeção de expansão para a carteira livre subiu para 9,2%.

A pesquisa também analisou a taxa de inadimplência da carteira livre, apontando estabilidade na projeção para 2024, em 4,4%. Para 2025, a previsão de alta da carteira total se manteve estável em 8,9%, assim como a expectativa de expansão da carteira com recursos livres em 8,7%. A projeção para inadimplência permaneceu em 4,2%.

A Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban é realizada a cada 45 dias, logo após a divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Este levantamento mostra as estimativas dos bancos quanto ao comportamento de diversas variáveis da economia ao longo dos próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *