Porto de Santos planeja aumentar capacidade da hidrelétrica para produzir hidrogênio verde

Projeto de melhoria na hidrelétrica inclui reforma de casas coloniais no entorno

Usina hidrelétrica do Porto de Santos gera energia para todo o terminal Foto: TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO / Estadão Reprodução: https://www.terra.com.br/

O Porto de Santos tem planos ambiciosos para aumentar a capacidade de sua hidrelétrica visando a produção de hidrogênio verde. Atualmente, a hidrelétrica do porto gera 15 GW, dos quais apenas 7 GW são consumidos pela estrutura, sendo o restante enviado para o sistema. Com a meta de atingir 29 GW, o diretor presidente do Porto de Santos, Anderson Pomini, ressalta a importância da energia limpa para a produção de hidrogênio.

Além da geração de energia, o projeto de melhoria da hidrelétrica inclui a reforma de cerca de 70 casas em estilo colonial inglês no entorno da unidade geradora. Essa iniciativa, que deve ser realizada por meio de uma parceria público-privada (PPP), não teve prazos mencionados durante o anúncio.

Outras ações na agenda ESG (ambiental, social e governança) do Porto de Santos incluem a ampliação da vigilância ambiental na região e a redução de tarifas para navios com selos verdes, com o objetivo de diminuir as emissões de carbono decorrentes das atividades portuárias. Atualmente, as operações do porto geram cerca de 180 mil toneladas de carbono por ano, incluindo emissões de navios e de caminhões que acessam a área, totalizando aproximadamente 20 mil veículos por dia.

Com a meta de alcançar emissões líquidas zero até 2050, Pomini expressa a possibilidade de antecipar esse objetivo para 2040, destacando a importância da cooperação para alcançar essas metas ambiciosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *