Ex-diretora da Americanas chega ao Brasil e entrega passaporte à PF

Executiva investigada em suposta fraude desembarca em Guarulhos de forma discreta

Anna Saicali, ex-diretora da Americanas, deixa sede da Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão Reprodução: https://www.terra.com.br/

A ex-diretora da Americanas Anna Christina Ramos Saicali, investigada por envolvimento na suposta fraude contábil de R$ 25,3 bilhões na empresa, desembarcou no Brasil de forma discreta nesta segunda-feira, 1º de julho.

Autoridades e advogados organizaram uma chegada estratégica para a executiva, que estava em Lisboa, Portugal, quando teve a ordem de prisão preventiva decretada. Saicali entregou seu passaporte à Polícia Federal no posto do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, logo após desembarcar.

O voo de Lisboa a Guarulhos aterrissou às 6:36 da manhã desta segunda-feira. A executiva deixou as instalações da Polícia Federal, acompanhada por seus advogados, por volta das 7:43. Toda a operação foi realizada de forma sigilosa, seguindo determinações do juiz Márcio Muniz da Silva Carvalho, da 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

O magistrado substituiu a ordem de detenção preventiva por uma medida cautelar, após a defesa de Saicali informar que ela se comprometia a retornar ao Brasil. O juiz determinou que a executiva deveria apenas se apresentar às autoridades portuguesas no aeroporto de Lisboa, sem ser detida, algemada ou passar por qualquer constrangimento.

Durante a chegada ao Brasil, a PF não permitiu a presença de fotógrafos profissionais e a executiva foi levada ao estacionamento reservado à PF, evitando o contato com a imprensa. Saicali estava em Portugal desde o dia 15 de junho e a defesa informou que ela tinha um voo marcado para o Brasil em 5 de julho. A reserva do voo foi feita um dia após a decretação da prisão preventiva, sem explicar a mudança na data de retorno inicialmente prevista para o dia 26 de junho.