ONU alerta para risco de escalada de conflitos entre Israel, Hezbollah e Líbano
Secretário-geral das Nações Unidas expressa preocupação com a situação na região do Oriente Médio
A população mundial não pode permitir que o Líbano se torne “outra Gaza”, afirmou nesta sexta-feira 21 o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, ao denunciar uma preocupante escalada de tensões entre Israel, Hezbollah e Líbano.
António Guterres expressou sua profunda preocupação com a escalada entre Israel e o Hezbollah ao longo da Linha Azul, estabelecida pela ONU como uma linha de demarcação entre o Líbano e Israel. Os confrontos armados entre o Exército israelense e o Hezbollah, aliado do grupo islamista palestino Hamas, têm aumentado nas últimas semanas na fronteira norte de Israel com o Líbano.
O secretário-geral alertou que a retórica belicista de ambas as partes, Israel e Hezbollah, eleva o risco de um conflito se espalhar pelo Oriente Médio, o que deve ser evitado a todo custo. Guterres destacou que um gesto imprudente ou um erro de cálculo poderiam desencadear uma catástrofe de proporções inimagináveis. Ele ressaltou a importância de conter a escalada da troca de tiros e da retórica agressiva, que dão a impressão de que uma guerra total é iminente na região do Oriente Médio.