Porto Alegre quebra recordes de baixa temperatura de 2024
Clima frio persiste no Rio Grande do Sul com previsão de mais ar polar
Pelo terceiro dia seguido, Porto Alegre registrou as temperaturas mais baixas de todo o ano de 2024, com mínimas atingindo marcas recordes durante o amanhecer e à tarde. Nesta quinta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 6,7°C como temperatura mínima, marcando o terceiro dia consecutivo com mínimas iguais ou abaixo dos 10°C, e uma temperatura máxima de apenas 13,6°C.
A sequência de recordes de frio ao longo da semana foi impressionante: na terça-feira foi registrada uma mínima de 10°C e máxima de 16,5°C, na quarta-feira 7,2°C a 16,3°C, e finalizando na quinta com os 6,7°C e 13,6°C.
Mesmo com a presença de sol nas terças e quartas-feiras, o frio foi intenso. As baixas temperaturas foram resultado da forte presença de ar polar sobre o estado gaúcho. Na quarta-feira, praticamente toda a região amanheceu com temperaturas abaixo dos 10°C. Já na quinta-feira, apesar do ar polar menos intenso, a nebulosidade aumentou significativamente e, sem a presença do sol, a temperatura permaneceu baixa.
A previsão é de que o frio continue nos próximos dias sobre o Rio Grande do Sul, com a entrada de mais ar polar e a possibilidade de chuvas. Até a próxima segunda-feira, 20 de maio, as temperaturas em Porto Alegre devem oscilar em torno dos 10°C de madrugada, não ultrapassando os 20°C durante as horas menos frias do dia.