Lula cobra mais diálogo com Congresso de Padilha e líderes governistas

Presidente Lula destaca importância do diálogo com o Parlamento em sua gestão

O presidente Lula cobrou do ministro Alexandre Padilha que converse mais com o Congresso Foto: WILTON JUNIOR/Estadão / Estadão Reprodução: https://www.terra.com.br/

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e dos líderes do governo mais diálogo com o Congresso, ressaltando a necessidade de negociação para a efetividade das ações políticas. Lula destacou a importância do diálogo e afirmou que na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro houve um processo de empoderamento do Parlamento.

Ao analisar a atual configuração do Congresso, com uma maioria mais conservadora, Lula reconheceu que o Legislativo se fortaleceu, enquanto o Executivo ficou mais fragilizado na tomada de decisões. No entanto, o presidente ressaltou que não subestimou o papel dos congressistas, destacando que estão cumprindo seu papel dentro da democracia.

Em relação à falta de experiência para lidar com a extrema-direita, Lula apontou para a necessidade de compreender as novas dinâmicas políticas e a postura ativista desse setor. O presidente mencionou o veto ao projeto da ‘saidinha’ de presos como um exemplo de sua atuação baseada em princípios, mesmo que soubesse que poderia enfrentar resistência no Congresso.

Durante a entrevista, Lula também negou ter conversado sobre a presidência da Câmara e do Senado, destacando que essa é uma questão dos parlamentares e não do presidente da República. O diálogo e a negociação política foram pontos centrais abordados pelo ex-presidente como fundamentais para o bom funcionamento do sistema democrático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *