Levantamento destaca crescimento na diversidade entre jogadores de videogame no Brasil
Pesquisa identifica que mais de 70% dos brasileiros estão engajados em jogos eletrônicos
A mais recente edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) fornece um panorama do cenário atual dos videogames no país, explorando o perfil e os hábitos dos jogadores brasileiros. A pesquisa de 2024, que consultou 13.360 indivíduos em todos os estados e o Distrito Federal, foi realizada no final de dezembro de 2023 e início deste ano, sublinhando que 73,9% dos brasileiros jogam videogames, e 85,4% consideram essa atividade como uma de suas principais opções de entretenimento.
A diversidade entre os gamers está crescendo substancialmente, com mulheres formando 50,9% do público e homens 49,1%. Uma maioria de 52,3% são jogadores de cor, com 41,2% pardos e 11,2% pretos, enquanto os brancos representam 44,6% dos gamers. A composição social mostra uma predominância da classe média (B2, C1, C2, somando 64,8%), seguida pelas classes mais altas (B1 e A) e um menor percentual pertencente às classes mais baixas (D e E).
Além disso, o estudo aponta uma mudança nas faixas etárias dos jogadores, sendo mais frequente entre 30 e 39 anos, enquanto as camadas mais jovens, de 20 a 29 anos, têm mostrado redução. A pesquisa realça a influência dos videogames na formação de amizades, identidade e socialização, evidenciado pela alta porcentagem de pessoas que começaram a jogar na infância e pela interação social durante os jogos. Afinal, a esfera digital dos games não apenas diverte, mas também molda e reflete nossa cultura e valores sociais.